sexta-feira, 8 de março de 2013

A importância do Dia Internacional da Mulher


"Não se nasce mulher, torna-se mulher", disse Simone de Beauvoir.

O feminino e o masculino são criações culturais, nós aprendemos a ser mulheres e homens através das relações sociais que estabelecemos e aceitamos como naturais essas relações. O homem, por sua vez, aprende que deve ser competitivo, ativo, agressivo - e por que não 'garanhão'? - enquanto a mulher aprende que deve ser dócil, delicada, meiga, obediente, etc. Esses valores, ao meu entender, podem mudar de cultura para cultura e de séculos para séculos. O valor (arcaico) de que a mulher tem apenas como função primordial a reprodução humana já não é mais aceito como verdade única nas sociedades modernas, diferentemente do que acontecia nas sociedades greco-romanas. Uma vez, no entanto, que esse valor tenha sido desconstruído em uma grande parcela da sociedade moderna, não significa que ele não exista mais, pois ele ainda pode persistir como forma de pensamento machista isolado.


É inegável o grande avanço que o movimento feminista obteve. A forma como hoje eu vejo o mundo com mulheres em cargos de grande poder, ministrando aulas em universidades, governando o país, comandando multidões é o reflexo da luta de muitas companheiras do meu passado. Para pessoas da minha idade isso é algo natural, mas devemos reconhecer o passado de luta e de dor que muitas tiveram que passar para que hoje nós mulheres pudéssemos viver de forma livre e independente!



Assim, comemorar o dia 8 de março é reconhecer todo o esforço empreendido nesses anos de luta por milhares de mulheres - e por que não alguns homens também, não é?

A importância que se dá o Dia Internacional da Mulher nem de longe é dada ao Dia Internacional do Homem (Você sabia que existia essa data? É comemorada no dia 19 de novembro). Os motivos são muito claros! Por um acaso foi o homem que teve que lutar para conseguir ir para a escola aprender a ler e a escrever? Ele teve que lutar pelo seu direito ao voto? Os homens tiveram que se unir e pelejar contra a sociedade machista para conseguir competir em jogos olímpicos? O homem tem um passado marcado pela sujeição ao outro, com marcas de violência doméstica? NÃO! Por isso, nada mais que justo a grande comemoração dessa data dedicada às mulheres que tanto sofreram ao longo da história da humanidade – e ainda sofrem!

Alguns pensam que as bandeiras feministas estão ultrapassadas, pois as conquistas já foram realizadas. Eles estão enganados! Em uma sociedade em que as mulheres sofrem violência doméstica (4 em cada 10 mulheres já foram vítima de violência doméstica), violência obstétrica, em que não há equiparação salarial entre ambos os sexos, em que a mídia valoriza a sexualidade das mulheres objetificando-as e o mundo da moda dita um valor de beleza irreal, em que mulheres são estupradas, seus sexos arrancados brutalmente e mortas, em uma sociedade em que as mulheres são vendidas como mercadorias, abusadas, desrespeitadas, ainda há muito pelo que lutar, há muitas transformações a serem feitas para que as mulheres sejam plenamente respeitadas e livres!





Desejo hoje, em especial, para todas as mulheres do mundo que essa força especial em nós nos torne cada dia mais guerreiras contra o espólio do mundo que, sem sucesso, tenta nos oprimir; que nossa deusa interior não seja homogeneizada e assim, que cada vez mais dissonantes e heterogêneas possamos fazer a diferença não apenas no momento histórico em que vivemos, mas deixar nosso legado eternamente!



Feliz Dia Internacional das Mulheres!!!




2 comentários:

Bruna Bacco disse...

Eu já tava pensando "Será que a Ká não vai publicar nada hoje???"
Texto ótimo como sempre. Parabéns Ká!!!

Unknown disse...

Não podia faltar um texto pra esse dia, né?! rs

Obrigada, Bru!!

Postar um comentário